Ataques Cibernéticos: Entenda os riscos

Ataques Cibernéticos Riscos

Ataques cibernéticos são uma realidade cada vez mais presente. Com o avanço da tecnologia, nem só as oportunidades são ampliadas mas as ameaças também. Os ataques cibernéticos são um dos principais riscos identificados no Relatório Global de Riscos de 2018, pela probabilidade de ocorrência e impacto.

Riscos dos ataques cibernéticos

Uma pesquisa mostrou que em 2018 os ataques cibernéticos tiveram um aumento de ocorrência em 95,9%. Em 2017 já haviam sido comprometidos mais de 2,5 milhões de dados por ataques cibernéticos. Segundo o Breach Level Index (Índice de Nível de Violação), divulgado em 2018 pela empresa especialista em segurança digital, Germato, cerca de 290 dados são perdidos ou roubados por segundo no mundo, comprometendo um total de 25 milhões de dados todos os dias.

Uma das principais motivações dos hackers que praticam esses ataques são os pedidos de recompensa em dinheiro pelo sequestro desses dados. O roubo de dados de uma empresa pode gerar inúmeros problemas e os hackers se aproveitam disso. Um ataque pode forçar o fechamento de empreendimentos, inclusive, porque dados críticos foram comprometidos e não podem mais ser acessados ou o valor para recuperá-los é alto demais. Da mesma forma que pode prejudicar o fornecimento de serviços aos clientes por interrupção técnica e os valores para reverter a situação podem ser extremamente altos. Sem contar em multas que empresas atacadas podem sofrer e perda de confiança por conta de dados do consumidor roubados.

Importância de ter uma estratégia

A maioria dos ataques cibernéticos acontece porque as empresas não estão preparadas para lidar com a situação. Entretanto a segurança dos dados online é apontada como um dos principais ativos de uma empresa pelos consumidores.

No Brasil, em pesquisa global realizada pela Experian de Fraude e Identidade em 2019 revelou que 84% dos brasileiros consideram a segurança dos dados o aspecto mais importante para confiar em uma empresa no mercado digital. Por isso, proteger os dados do consumidor é cada vez mais um pré-requisito para a empresa, assim como investir na segurança desses dados. Além de proteger o seu próprio negócio, pode ser visto como uma vantagem competitiva que aumenta a confiança dos consumidores nas experiências online com o seu negócio.

Investindo em segurança digital

Hoje em dia existem empresas especializadas em segurança digital e têm um papel cada vez mais importante. Na Gálata Tecnologia, todos os nossos servidores são protegidos pela empresa CloudFlare, além de uma equipe especializada para controlar casos de ataque cibernético. A contratação de um serviço especializado de segurança digital é de extrema importância para segurar o trabalho realizado e todos os dados enquanto a equipe trabalha para parar o ataque.

  • Detectar e analisar dados

O Cloudflare nos permite analisar todos dados de acesso nos nossos servidores, inclusive monitorar ameaças e indexadores de sistemas de pesquisa e assim detectar que ameaças precisam de mais atenção. Segundo a Cloudflare “essas ameaças e indexadores compõem de 20% a 50% do tráfego”, ou seja, de 20 a 50% de todo o tráfego de um site atualmente é composto por usuários e acessos mal intencionados. Da mesma forma, a ferramenta garante que o desempenho do site não seja sacrificado pela ferramenta de segurança, o que é ideal para um produto digital.

  • Atualização de APIs e plugins

Outro ponto importante que auxilia na manutenção da segurança dos servidores é a atualização constante de APIs e plugins. O Cloudflare também auxilia o trabalho da Gálata Tecnologia nesse sentido. Com as integrações e ferramentas online atualizadas, as chances de brechas e falhas no código diminuem e dificultam a entrada de hackers e ataques cibernéticos.

 

Conheça mais sobre o trabalho da Gálata e as vantagens do Mobsite.