Gálata e Mobsite participam do Bauru Innovation Day 2019

bid

No final de agosto ocorreu a segunda edição do maior evento de inovação do interior paulista, o Bauru Innovation Day. O evento, que ocorreu no espaço de shows do Alameda Rodoserv Center,  durou o dia todo e impactou 740 pessoas. 

O principal objetivo do BID é ser uma celebração de boas iniciativas no setor de inovação em Bauru e levar ao conhecimento da população o que a cidade está fazendo para movimentar esse ecossistema. O evento também é uma oportunidade de incentivar a discussão sobre essa temática com diferentes setores econômicos da sociedade e desconstruir o conceito de inovação.

Embora muitas pessoas acreditem que ela está relacionada apenas a tecnologia, o conceito transcende essas barreiras. Inovação não é só a capacidade de criar coisas que parecem inimagináveis, mas está ligada a forma de transformar a forma como alguma coisa é feita. O BID também demonstrou que a inovação precisa ser viável do ponto de vista econômico e sustentável para que possa oferecer retorno financeiro às empresas através de resultados, sejam eles produtos, serviços ou conhecimento.

bid voluntários
Toda a equipe de organização do Bauru Innovation Day foi formada por voluntários

“Sabemos que hoje o tema inovação se faz necessário em todos os segmentos, seja no comércio, na indústria ou em serviço. Quem não busca a inovação está ficando para trás e logo perderá espaço. Não só nas empresas, mas na gestão pública também, nas universidades. Enfim, realmente estamos falando de todos os setores da nossa sociedade. E trazer um evento deste porte para Bauru é buscar o protagonismo da cidade como líder regional. Temos que colocar Bauru a frente deste movimento para juntos ajudarmos toda a nossa região a inovar e a buscar novos caminhos ” afirma  o idealizador do Bauru Innovation Day, Márcio Nóbrega.

Como o propósito do BID é fomentar o conhecimento, toda a arrecadação foi destinada a projetos sociais da cidade e toda a equipe da organização foi formada por voluntários. Os palestrantes que contribuíram para mostrar que a inovação é um agente de transformação social também participaram voluntariamente.

 

Palestras

 

O evento, que ocorreu no dia 29 de agosto, trouxe 9 palestras que abordaram diversos temas relacionados à inovação.

bid carrer 2019
Gustavo Carrer falou sobre as inovações na área do varejo

A primeira palestra do dia foi conduzida por Gustavo Carrer, que possui mais de 25 anos de experiência como consultor e palestrante, atua como colaborador dos programas da Globo News e Rede Globo e é professor no meusucesso.com e em cursos de pós-graduação e MBA. Carrer trouxe para o palco a discussão sobre tendências e inovações aplicadas ao varejo. 

Leandro Queiroz, Head de Inovação e Empreendedorismo do FAAP B. HUB, decidiu levar para a população de Bauru a sua experiência como mentor de startups pelo Sebrae. Leandro apresentou a palestra “Por que o inovar nunca esteve tão na moda: o que aprendi mentorando mais de 400 startups”.

José Marques foi o terceiro convidado do BID e apresentou a palestra “Empreendedorismo corporativo e as transformações organizacionais”. Marques tem mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro e é professor, empreendedor, consultor de negócios e palestrante.

bid 2019
As startups bauruenses, Madalu, Menos tinta e Canis Majoris, subiram ao palco do BID para uma breve apresentação

Para fechar o período da manhã, a Sandwich Valley, uma iniciativa organizada de empreendedores de Bauru com o objetivo de construir um ecossistema de empreendedorismo, startups e inovação na cidade, levou ao palco 3 startups para apresentarem as suas ideias. A Menos Tinta – Gestão de Impressão, a Madalu Salão de Beleza e a Canis Majoris deixaram a sua marca no BID. O propósito foi mostrar como Bauru vem criando um cenário favorável às startups e a relação da cidade com o cenário nacional.

A tarde começou com Márcio Bueno falando sobre a tecno-humanização nas organizações. Bueno tem mais de  33 anos de experiência no setor da tecnologia e passou por todos os cargos técnicos até chegar a executivo, posição que ocupa há 20 anos, em uma multinacional. Foi ele quem inventou esse conceito.

Para falar sobre como a tecnologia está mudando o mercado financeiro, o BID trouxe Flávio Terni, sócio fundador da Giant Steps, mestre em finanças por Harvard, MBA pela FGV e engenheiro de produção pelo IMT.

A sétima palestra do dia foi comandada por Lorenzo Sanfelice Frazzon, CEO da Investtor, plataforma de compra e venda de Ativos Digitais. Fundador da Blocko Ventures, primeiro venture builder brasileira focada em desenvolver projetos no ecossistema blockchain. Lorenzo falou sobre oportunidades e novos negócios em blockchain, STOs e criptomoeda. 

bid bauru basket
Demetrius Ferracciú, técnico do Bauru Basket, trouxe para o palco do BID a importância do trabalho em equipe

Para sair um pouco da área empresarial, Demetrius Ferracciú subiu ao palco do BID para falar sobre a importância do trabalho em equipe para alcançar resultados. Demetrius é ex-jogador de basquete da seleção brasileira, bicampeão pan-americano, tricampeão sul-americano, participou de 3 olimpíadas e 2 mundiais e hoje é treinador do Bauru Basket. 

 

Geraldo Rufino

bid
A palestra âncora e mais esperada do dia foi realizada por Geraldo Rufino, o catador de sonhos

Responsável por um dos momentos mais emocionantes do BID, Geraldo Rufino foi um dos palestrantes mais aguardados do dia. Rufino é conhecido como o catador de sonhos, pois iniciou a vida como catador de latas na periferia de São Paulo e hoje é o dono da JR Diesel.  Ele quebrou paradigmas e transformou o segmento de desmanche de veículos aplicando organização e inovação. O novo modelo de negócios que ele desenvolveu mudou a nomenclatura e a forma como o setor é visto hoje pela sociedade.  

O termo desmanche ficou no passado e atualmente passou a ser conhecido como reciclagem automotiva. Hoje, a empresa é avaliada em nove dígitos, gerando próximos de 180 empregos diretos e muitos outros indiretos na perspectiva de continuar crescendo acima da média, gerando mais e melhores oportunidades para brasileiros.

Em sua apresentação, Rufino mostrou a importância de não desistir dos sonhos e da vontade de empreender. Deu dicas para empreendedores e quem deseja inovar dentro do seu segmento. Mostrou como fracassos são necessários para quem deseja atingir o sucesso e que é possível se reinventar sempre com um sorriso no rosto.

 

Mestre de cerimônias

 

O evento foi comandado pela palestrante Tatiane Souza, graduada e especialista em Gestão de Pessoas. Tatiane desenvolve treinamento na área de Recursos Humanos, Liderança, Motivação e Comportamento. Nos últimos anos já impactou mais de 12 mil pessoas em suas palestras pelo Brasil e conquistou uma audiência de mais de 20 mil seguidores em suas redes sociais.

No BID não foi diferente, a palestrante animou o público durante os intervalos entre as palestras e foi responsável por uma das maiores surpresas do evento: o time do Bauru Basket, com seus principais jogadores, subiu ao palco acompanhado do seu mascote, o dragão, para o delírio do público. 

 

BID 2020

 

Devido ao sucesso do evento, a terceira edição já foi confirmada pela organização.  “Todo o evento foi sensacional, dava para ver no rosto das pessoas a surpresa boa de estar participando em um evento de tão alto nível na nossa cidade. Recebi muitos feedbacks positivos dizendo que fizemos um evento nível de São Paulo. Para 2020, queremos fazer um evento ainda mais rico em conteúdo, trazer mais participantes, envolver ainda mais a cidade e a região com o projeto. A meta é continuar inovando para continuarmos sendo o maior e mais relevante evento de inovação do centro-oeste paulista” revela Márcio. 

 

Gálata e Mobsite

A Gálata participou efetivamente da organização e deu apoio ao Bauru Innovation Day, pois acreditamos que a inovação é a chave para transformar a sociedade e o empreendedorismo. A nossa ferramenta de criação de sites, Mobsite, esteve presente também no stand da Startup SP, programa de desenvolvimento de startup digitais do Sebrae, do qual a Bruna Ciafrei, CEO do Mobsite, está participando.