As camadas de Cloud Computing: SaaS, PaaS e IaaS

Mais e mais empresas estão migrando serviços, armazenamento, e-mail e aplicações para a nuvem. As camadas de Cloud Computing: SaaS, PaaS e IaaS permitem que você ofereça aplicações com um nível muito maior de disponibilidade, escalabilidade, segurança, qualidade e agilidade.

Agora vamos conhecer as camadas que são suporte ao Cloud Computing e como elas funcionam e interagem entre si. Para que a Computação em Nuvem funcione adequadamente, algumas estruturas são essenciais.

Confira abaixo as três camadas principais da Cloud Computing.

IaaS (Infraestrutura como Serviço)

É a camada básica, que garante o funcionamento e a performance do Cloud Computing.

Nesta camada destaca-se a parte física do modelo de negócios. Trata-se da locação dos servidores, roteadores,hardware e demais equipamentos, que possibilitam a transmissão e o armazenamento dos dados.

Neste modelo não há mais necessidade de investimento na compra dos equipamentos. Você utiliza o que é necessário segundo a demanda da empresa e paga de acordo com a utilização.

3 Vantagens do IaaS:

• Reduz despesas de capital com hardware e recursos humanos.
• Facilidade de adoção – poucas barreiras para a entrada.
• Escalabilidade alta, simples e automatizada.

PaaS (Plataforma como Serviço)

É a segunda camada, um ambiente completo para o desenvolvimento, hospedagem e entrega de aplicativos web, com segurança, processos, métodos e componentes pré-definidos necessários e dentro dos melhores padrões de mercado.

Com essa camada, o foco está na gestão dos aplicativos e dados, não na estrutura necessária para entregá-los ao cliente final.

3 Vantagens do PaaS:

• Altíssimo nível de programação, com baixa complexidade.
• Possibilidade de desenvolvimento descentralizado (próprio e de terceiros).
• Fornecedor único para todas as necessidades de desenvolvimento.

 SaaS (Software como Serviço)

Última e mais conhecida camada, é utilizada na maioria dos serviços on-line que conhecemos e que, muitas vezes, utilizamos sem saber. Destaque para os buscadores Google, Yahoo, os serviços de webmail e outros aplicativos públicos, como Skype, Whatsapp, LinkedIn e Facebook, e privados, como internet banking.

Neste formato, a empresa acessa o software pela internet, não precisa se preocupar com a instalação, configuração e investimento em licenças de programas e paga apenas uma taxa para utilizar o serviço.

3 Vantagens do SaaS:

• Evita gasto de capital com software e recursos de desenvolvimento.
• Atualizações simplificadas e interativas.
• Disponibilidade independente de fronteiras geográficas.
• Gestão e segurança centralizados. Menor investimento com infraestrutura e equipes.

Conte conosco, temos o know-how em projetos de Cloud Computing e uma equipe altamente capacitada para gerenciar e monitorar seu ambiente e ainda cuidar de aspectos como segurança, contingência, disponibilidade, implantação das aplicações e links de internet.