Growth hacking: entenda o que significa!

Pessoas montando um enorme quebra-cabeça

Estamos vivendo na era da tecnologia da informação e o Growth hacking aparece como uma nova estratégia de crescimento nas gestões das empresas. Com atividades que vão desde soluções para os dilemas cotidianos a aplicações complexas de ferramentas, as empresas de tecnologia tornaram-se os grandes players da economia atual.

Facebook, Uber, Airbnb, Google, dentre inúmeras outras, figuram hoje entre as maiores e mais rentáveis empresas do mundo. E tanto para aquelas que estão estabelecidas no mercado, quanto outras que buscam espaços de relevância, as empresas inseridas no mundo de inovação e tecnologia enfrentam o grande desafio de manter a taxa de crescimento ascendente e constante.

Com uma concorrência feroz e muito dinâmica, a diferença entre uma startup que alcança o topo e tantas outras que ficam pelo caminho pode estar na forma de gerenciar o negócio.

O que é growth hacking?

Growth hacking é um termo em inglês que ganhou força nos últimos anos, principalmente pela sua aplicação em startups. Em uma tradução livre, seu significado pode ser entendido como ‘crescer de forma criativa e disruptiva’. Mas a sua definição é muito mais ampla e complexa.

Trata-se de uma medida estratégica em que o crescimento da empresa é feito por meio de soluções criativas, desenvolvidas em conceitos analíticos e experimentos.

O uso da palavra hacking neste conceito é contundente: é preciso crescer “invadindo” as ferramentas e sistemas para se obter informações e dados relevantes à empresa. Serão estes parâmetros os responsáveis por colocar a curva de crescimento sempre ascendente.

Sean Ellis — criador do conceito growth hacking

O primeiro gestor a usar este termo foi Sean Ellis, por isso, é considerado o criador do conceito.

Ele foi o primeiro funcionário do departamento de marketing do Dropbox, ferramenta de compartilhamento em nuvem, hoje amplamente usada no mercado. O ano era 2008 e a empresa enfrentava grandes desafios para se manter. Com as campanhas tradicionais de marketing, a empresa não conseguia obter os resultados esperados.

Foi então que Ellis passou a usar uma nova forma de desenvolver estratégias de crescimento, sempre baseada em dados e experimentos. Deixando de lado as mídias tradicionais, ele passou a conceber estratégias de marketing inovadoras, que trouxessem um resultado rápido.

O efeito foi extremamente positivo e hoje o Dropbox é o líder de mercado em seu segmento. Anos depois, Ellis se uniu com Hiten Shah e Patrick Vlaskovits, e juntos passaram a oferecer consultoria em outras startups para aplicar o conceito de growth hacking.

Na prática, o que ele pretendia era conseguir estruturar suas táticas de crescimento para serem replicadas. Para Ellis, é preciso encontrar gatilhos e brechas que possam acelerar o crescimento e fazer com que a empresa chegue rapidamente a uma posição de destaque.

Acelere sua empresa

Depois do sucesso obtido nas empresas em que era aplicado, o growth hacking logo se tornou um dos principais modelos de gestão de empresas de tecnologia, principalmente em startups em que o crescimento acelerado é fundamental para garantir sua sobrevivência.

Através de estratégias criativas, disruptivas, baseadas em uma visão analítica e com ações de baixo custo, foi possível alavancar os números de diversas empresas.

Mais do que métodos prontos e genéricos, o growth hacking propõe uma nova forma de pensar, uma mudança de mindset. Suas ações se sustentam sempre em pesquisas, análises, verificação de números e resultados, combinando estatísticas, interação com o produto, respostas dos clientes e muita criatividade.

Com isso, será possível entender exatamente o que o mercado precisa e deseja, desenvolvendo um produto melhor e mais assertivo. É importante entender que a fidelização do usuário virá através de inovações e serviços bem executados.

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