Inteligência artificial e as estratégias de marketing da sua empresa

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Marketing e Inteligência artificial  nunca esteve tão em alta. É necessário entender como a IA  pode facilitar o aproveitamento dos seus dados e quais os rumos que as suas campanhas devem tomar.

Basta olhar ao nosso redor para perceber que  já é possível integrar a inteligência artificial em muitas atividades do nosso dia a dia.

Naturalmente, pelas incríveis possibilidades que esse tipo de tecnologia traz, ela tem recebido atenção de diversas indústrias, incluindo a de marketing.

Aliás, sabia que inteligência artificial e marketing já estão caminhando lado a lado?

Como essa parceria funciona? O que ainda está por vir? E por que você deve dar atenção a isso?

Fique atento, pois nós vamos te explicar tudo isso de uma vez por todas. Vamos lá!

Como IA e marketing se encaixam

Se você ainda está em dúvida sobre como essas duas áreas se encaixam, talvez seja bom entender primeiro o conceito de inteligência artificial.

De forma bem simples, inteligência artificial é uma forma de fazer com que máquinas imitem o comportamento humano, por exemplo, por resolver problemas e aprender com o que está à sua volta.

Por conta disso, veja alguns dos benefícios que o uso dessa tecnologia traz para o marketing:

Automação de tarefas

Um dos grandes benefícios que a inteligência artificial traz é a automação de tarefas de forma eficiente e escalável.

Quanto mais automatizado o trabalho, mais tempo os profissionais terão para trabalhar em melhorias que tornem o negócio mais rentável e bem estruturado.

Isso vai desde tarefas simples, mas que acabam tomando tempo todos os dias, até atividades mais complicadas que exigiriam toda a atenção de um colaborador dedicado.

Otimização de resultados na área de marketing

A partir do momento em que parte do trabalho é automatizado, menor o tempo gasto para a mesma quantidade de tarefas ser realizada.

Além da produtividade maior, isso também significa menos erros, sem contar as ferramentas que ajudam a avaliar o desempenho de cada ação de marketing.

Por meio delas, os resultados podem ser acompanhados e otimizados constantemente.

Satisfação dos clientes

Uma das principais utilidades da inteligência artificial em estratégias de marketing tem sido aumentar a satisfação dos clientes com relação a suas marcas favoritas.

Seja por oferecer um atendimento mais rápido e personalizado, evitar e/ou resolver problemas com o mínimo de transtorno possível ou aplicar técnicas de fidelização, o fato é que isso funciona de verdade.

Investimentos mais inteligentes

A inteligência artificial vai muito além de facilitar ou enriquecer as interações diretas com o consumidor.

Ela também permite a criação de soluções de análise que determinem precisamente onde faz mais sentido investir os recursos da empresa a fim de obter o melhor ROI possível.

Visto que essas soluções evoluem a cada dia, é pouco provável que suas análises fiquem ultrapassadas, o que é uma grande vantagem para quem as usa.

Agora que você já sabe como a IA pode otimizar as estratégias de marketing da sua empresa, é hora de conhecer outras ações para chegar ao sucesso da sua empresa.

Leia o nosso post em que contamos como os chatbots, desenvolvidos através de inteligência artificial, podem agilizar o serviço da sua empresa.