Como implantar a metodologia OKR

Há algum tempo o mundo corporativo tem notado que a tendência de adotar um modelo sólido de gestão,como  OKRs tem fortalecido ainda mais a empresa.

A metodologia OKR tem entrado cada vez mais em empresas no mundo inteiro por possibilitar de forma simples, ágil e bastante flexível o alcance de metas e a gestão por resultados.

Confira como implementar essa metodologia.

O que é OKR

os OKRs (objetivos e resultados-chave)  são um conjunto de objetivos que contribuem para a estratégia da organização. A metodologia OKR eleva a produtividade e reduz o stress no ambiente de trabalho, consequentemente aumentando a motivação de todos.

Como funciona a metodologia OKR

O nome OKR está diretamente relacionado à maneira como a metodologia funciona.

Veja o que cada elemento do nome quer dizer e como eles se complementam:

  • Objetivo: o que eu quero alcançar?

Os Objetivos devem ser curtos, inspiradores e envolventes. O Objetivo tem ainda o papel de motivar e desafiar a equipe.

Cada objetivo pode ser formulado não apenas para deixar claro o que se quer atingir, mas também para manter todos engajados. Lembre-se também que eles devem ter um prazo de conclusão e um responsável.

Mas ainda dependem de algo para ser cumpridos: os key results

  •  Resultados Chave (Key Results): como eu vou mensurar?

Os Resultados Chave são um conjunto de métricas que medem o andamento de alcance dos Objetivos. Em outras palavras, Os key results são metas menores que ajudam diretamente na conquista do alvo principal.

Lembre-se que os Resultados Chave devem ser métricas e não tarefas. A metodologia OKR tem como conceito criar uma cultura forte com foco em resultado e não em tarefas. Se uma tarefa é executada com êxito, mas não gerou resultados, não é considerada sucesso. Portanto, foque no objetivo final, e não na atividade meio!

Fortalecimento do clima organizacional

A transparência é o ponto de partida em uma estratégia de OKRs bem-sucedida. Os objetivos não devem ser estabelecidos inteiramente pelos líderes e gestores.

Se todos devem compartilhar os mesmos objetivos e aspirações, não há forma melhor de fazer isso que por deixar todos a par dos resultados. A ideia por trás disso é envolver todos na criação das metas e garantir que o olhar de todos seja útil no processo.

Se todos estão trabalhando muito e os resultados não vêm, é provável que estejam fazendo algo errado. Por isso, é tão importante focar em métricas, e não apenas no sentimento de união e esforço coletivo como forma de quantificar a dedicação de todos.

 Passo a passo para implantar a metodologia OKR na empresa

Passo 1: Defina o grande objetivo da organização para o ano. Por exemplo: aumentar a receita recorrente.

Passo 2: Agora defina os três objetivos mais relevantes para o próximo trimestre. Por exemplo: Reduzir o churn de receita; Criar uma experiência incrível para seus clientes; Educar a base de clientes e parceiros.

Passo 3: Crie entre dois e cinco Resultados Chave para alcançar seus objetivos. Por exemplo, para o Objetivo “educar a base de clientes e parceiros” os Resultados Chave podem ser: Certificar X novos clientes com o curso Y ou realizar X treinamentos para Y parceiros.

Passo 4: Divida as tarefas entre as equipes de acordo com a capacidade de execução de cada uma. Lembre-se dos níveis dos OKRs: organizacional, departamental e individual.

Passo 5: Avalie os resultados mensurando os Resultados Chave periodicamente. É importante acompanhar de perto e com frequência os resultados para que sejam efetivos.

Passo 6: Refaça os passos 2 ao 6 todo fim de trimestre. Cada final de ciclo é mais uma oportunidade para evoluir o seu modelo de OKR.

O OKR chegou para auxiliar a gestão de forma simples e ágil, sendo uma grande ferramenta de comunicação e alinhamento da empresa.