Por que usamos o conceito dos 80/20 nas nossas Soluções Digitais

8020

O princípio desta regra é que você pode obter 80% dos resultados atuando em apenas 20% de suas tarefas.

Esta regra foi apresentada por um industrialista italiano chamado Vilfredo Pareto que em 1906 fez um estudo e observou que 80% das propriedades na Itália pertenciam a 20% da população.

Mas e ai, no que isto pode te ajudar? Veja alguns exemplos:

  • 20% dos clientes geram cerca de 80% dos lucros;
  • 20% dos bugs de um software abrangem 80% das reclamações de usuários;
  • Mais de 80% dos livros vendidos são de 20% dos autores;
  • 80% dos acidentes de trânsito ocorrem em cerca de 20% dos cruzamentos de uma cidade.

Uns dos exemplos acima vem de um grande fabricante de software. Eles observaram que se atuassem em 20% dos bugs mais frequentemente reportados pelos usuários, eliminariam 80% das panes dos computadores.

Na área de vendas, por exemplo, é freqüente que 20% dos clientes, garantam 80% por cento do faturamento. Eu mesmo já conheci empresas cuja situação é bem próxima dos 90/10. Ou seja, apenas 10% dos cliente garantem 90% do faturamento da empresa. Se não existir contratos bem definidos pode ser uma situação de muito risco inclusive.

A diferença no marketing digital

O marketing é uma ciência da área de humanas. Mas quando você tem pessoas das ciências exatas trabalhando com isso, muita coisa muda. Por isso, nós da Gálata utilizamos um método que chamara de 80/20, que é resolver 80% da necessidade usando 20% do tempo.

Normalmente, para se criar um site, 80% do trabalho é gasto na construção e 20% é na otimização e nos ajustes. Mas para conseguir resultados rápidos, eles inverteram o método para, assim, conseguirem cumprir um prazo bem rápido no mercado: sete dias para o redesign de um site e até 30, para criá-lo do zero.

“Nossa proposta principal é produzir 80% do produto e colocar este site no ar. Como nosso modelo é um serviço que o cliente vai pagar continuamente, os outros 20% nós vamos fazendo ao longo da assinatura. Portanto, a otimização e a performance, que é um grande diferencial, nós vamos fazendo ao longo do tempo. Estamos sempre melhorando o site”, diz Marcio, desenvolvedor e sócio da Gálata.

Ferramenta que ajuda muito!

A Rescue Time é um software que monitora todas as suas atividades e classifica as mesmas conforme o grau de produtividade. pois faz tudo automaticamente e gera diversos relatórios de como você está utilizando o computador e aplicando o seu tempo. Ele também permite que você estabeleça objetivos, como por exemplo, trabalhar no Excel por 2 horas diariamente. Se num determinado dia você utilizar o Excel por menos de duas horas, então o programa irá indicar que este objetivo não foi atingido naquela data.

A regra de Pareto é uma ferramenta valiosa para você atuar no que realmente importa.

Fonte: Edward Schmitz