RPA e a transformação digital das empresas

RPA

A RPA e a transformação digital das empresas tem se tornado cada vez mais importante no dia a dia na projeção do  planejamento estratégico das organizações.

Como mencionado, um dos elementos que está acelerando o ritmo dessa transformação, em todos os aspectos dos negócios, é a RPA (Robotic Process Automation).

Desde departamentos de Finanças, RH e Jurídico até grandes centros de atendimento ao cliente, a RPA está criando uma força de trabalho amplamente digital.

Que ajuda as empresas no crescimento exponencial para alcançar os resultados de forma rápida e esperada.

Segundo fontes do HFS Reasearch, o mercado global de RPA já ultrapassou a casa de US$ 629 milhões neste ano de 2018 e está com previsão de US$ 1,2 bilhões até 2021.

Funcionalidade da RPA para a sua empresa

Denominados como ‘FTEs digitais’ (full-time equivalent), ou ‘Proxies humanos’, a RPA vem para ajudar as empresas na realização de diversos trabalhos repetitivos.

Há quem diga que serve apenas para apoio as centrais de atendimento, mas a RPA vai muito além.

Deve-se olhar como um processo de digitalização de mão de obra capaz de ajudar em diversas áreas, como:

  • na inteligência de máquina
  • capitalização do engajamento
  • manipulação de sistemas e grandes volumes de dados,
  • no apoio ao gerenciamento de mídias sociais
  • solucionadora de problemas de tecnologia em geral, sejam elas móveis, em nuvem ou on-premisses.

Benefícios da RPA

Como principais vantagens está a agilidade e assertividade nos processos. A RPA bem implementada certamente trará qualidade e eficiência operacional. Além de ser flexível e totalmente exponencial, opera dia e noite de forma ininterrupta.

A RPA oferece a opção de trabalho de forma assistida e colaborativa, suportando um humano durante uma determinada atividade, ou não assistida, quando sua interação se dá por gatilhos totalmente automáticos.

Apesar da tecnologia ser revolucionária, Destacamos alguns pontos que precisam ser trabalhados antes de seguir com a adoção da RPA.

O que fazer antes de implementar a RPA

Definir a inclusão e o propósito da implementação

Assim como qualquer processo tecnológico, a RPA também precisa passar por um consentimento dentro da companhia, desde os principais executivos até as áreas de negócios.

Defina as áreas que serão impactadas com sua implementação e antecipe-se mostrando os benefícios da RPA para a organização.

Lembre-se que uma vez implementada, fará parte da análise de impacto nas ações de mudanças da companhia.

Defina bem a gestão que será relacionada ao RPA. Mapear os papéis e responsabilidades é fundamental para seu sucesso, descreva claramente as ações de quem irá manter e fazer uso da solução.

Definir o investimento

É verdade que a maioria dos RPAs ajudam a melhorar seus processos em média 70% ou 80% das vezes sem grandes dificuldades, no entanto, quanto maior e melhor o processo de automação mais caro.

Não se assuste, pois a operação RPA mostrará os ganhos relativos ao negócio ainda no primeiro ano de operação.

Planejar o ROI para o setor onde a RPA será aplicada

Apesar de ser uma tecnologia muito interessante, a RPA não é muito barata.

Pense bem no plano e modelo de negócio no qual você irá implementar. Uma dica é começar pequeno resolvendo um nicho específico e depois, com mais maturidade, buscar por ampliações.

Geralmente o pool de robôs é calculado com base no volume de entrada, mais a quantidade de sistemas e ou interações vs o tempo médio de atendimento ou processamento de cada atividade.

Assim, dependendo do escopo do negócio a ser aplicado o time de robôs pode, inicialmente, ser muito alto e caro. Tenha cuidado.

Avaliar a pós implementação da RPA

Meça os benefícios da implantação da RPA e mostre aos funcionários que a tecnologia pode apoiá-los no dia a dia.

Isso irá evitar um possível retrocesso no uso da ferramenta. Lembre-se que, se as pessoas puderem ter a percepção que se beneficiarão dos processos de automação.

E que isso facilitará sua vida em geral, crescendo a sua lista de demandas a serem automatizadas.

A RPA é uma peça fundamental no processo de transformação digital da sua companhia.

A funcionalidade de automação da RPA irão proporcionar uma melhor interação da empresa com seus clientes, onde muitas das vezes, um bom relacionamento pode garantir maior fidelização e por mais tempo.

Entenda, a RPA é a saída para melhorar tudo isso.