Sistemas de segurança do CloudFlare

CloudFlare é um serviço muito popular na internet, que traz uma série de benefícios para um site em relação à segurança da informação. Qualquer ferramenta usada no dia a dia pode se tornar um potencial alvo. Softwares, dispositivos, e-mail e os servidores, se não monitorados e protegidos, se tornam alvo de ameças.

Por isso, não importa o tamanho da sua empresa: a segurança digital tem que estar entre suas prioridades. Para entender como as empresas podem proteger os seus servidores de ataques e invasões, vamos falar sobre o sistema do CloudFlare e o seu serviço de segurança.

O que é o CloudFlare

CloudFlare é um serviço, criado em 2009, que despertou a atenção de investidores e em poucos anos se tornou indispensável para milhões de sites. Atualmente, a CloudFlare atende não apenas grandes empresas, mas sites de todos os tamanhos, trazendo melhorias em segurança e desempenho.

Em relação à segurança, o serviço do CloudFlare possui um sistema avançado de proteção contra ataques DDoS, Hacking ou SPAM em todos os planos. Protegendo o seu site contra ataques cibernéticos, identificando e interrompendo o tráfego ilegítimo e permitindo que os usuários legítimos continuem acessando normalmente o seu site.

Como funciona o CloudFlare?

De maneira simplificada, a rede de servidores do CloudFlare se coloca “na frente” do servidor de hospedagem, ou seja, entre o usuário e o servidor. Assim, todo e qualquer acesso ao site passa obrigatoriamente pela rede do CloudFlare.

Esse mecanismo permite que apenas visitas de usuários reais, sejam autorizadas a acessar o site. Eventuais ameaças, como tentativas de invasão, ficam bloqueadas automaticamente nos servidores da CloudFlare, sem interferir no funcionamento do servidor de hospedagem.

O gráfico a seguir ilustra o funcionamento de um site sem o uso do Cloudflare e utilizando o Cloudflare. A esquerda é sugerido que seu site “fica vulnerável” sem o uso do Cloudflare o que deixa o acesso livre para ataques.

Já o gráfico a direita mostra seu site usando a tecnologia Cloudflare, evitando que seu site seja atacado e possa contaminar visitantes de suas páginas.

 

Vantagens do sistema CloudFlare

  • Análise de Padrões de tráfego: O sistema fica mais esperto enquanto mais sites fazem parte da comunidade CloudFlare. Assim analisam os padrões de tráfego dos visitantes, e adaptam os sistemas de segurança para garantir que tráfego legítimo seja conduzido e tráfego ilegítimo seja bloqueado.
  • Proteção contra ameaças:  A CloudFlare usa dados de fontes terceirizadas , como o  Projeto Honey Pot, para identificar ameaças e parar os ataques antes que eles sequer cheguem ao seu site.
  • Proteção anti-spam: O CloudFlare utiliza dados e recursos de terceiros para reduzir o número de comentários de spam em seu site.
  • Visitantes são Alertados: O CloudFlare alerta os visitantes caso tenham o computador infectado e que eles precisam tomar medidas para limpar o vírus em suas máquinas.

Na tarde do dia 14 de maio, inúmeros sites em todo o Brasil ficaram foram do ar. De acordo com o status da página o problema ocorreu em alguns servidores do Cloudflare que estavam com instabilidade em suas operações ,o problema parece ter surgido no servidor de Porto Alegre, e durante o processo de correção, o servidor de São Paulo também apresentou lentidão, o que impediu que alguns usuários acessassem alguns sites do país.

Na Gálata Tecnologia, todos os nossos servidores são protegidos pela empresa CloudFlare, além de uma equipe especializada para monitorar a segurança no seu site. A contratação de um serviço especializado de segurança digital é de extrema importância para identificar quando o seu site está sofrendo ameça e inibindo o tráfego legítimo.