Sites mobile friendly

A maneira como os sites devem ser programados levam em conta cenários diferentes para usuários online. Uma página que é otimizada para rodar em um dispositivo móvel é chamada de mobile friendly (amigável aos dispositivos móveis).

As diferenças vão além da disposição da tela. Em um computador, o usuário tem um teclado bem grande para digitar informações e um mouse para controlar e clicar onde quer. Em dispositivos móveis, o controle é pela tela tátil e o teclado é bem pequeno.

Você provavelmente considera o seu site responsivo por ser otimizado para dispositivos móveis. O problema é que mobile friendly não significa ter um site responsivo.

Site responsivo é igual a mobile friendly?

Um layout responsivo é aquele montado para que o site se adapte à diferentes tamanhos de tela. Um smartphone, por exemplo, tem uma tela bem mais vertical do que um monitor de computador.

O site responsivo vai se adaptar independente das dimensões da tela ou do navegador do usuário. Você pode ver isso na prática agora mesmo.

Já um site mobile friendly é aquele que tem uma versão exclusiva para dispositivos móveis. Quando entramos na página via um smartphone ou tablet, vemos uma disposição própria para esses aparelhos.

Mesmo que a página use as mesmas imagens e mesmo conteúdo, seus códigos são outros, pensados para otimizar a experiência de quem usa um dispositivo móvel.

Qual a importância de ser amigável aos mobiles?

  • Pode impactar seu rankeamento

Com o uso de celulares e tablets aumentando, as pessoas começam a pesquisar na Internet com eles. Se os sites não estão otimizados para isso, a experiência dos usuários é ruim e isso é péssimo para o Google.

Portanto, o mecanismo de busca começou a dar mais destaque para os sites otimizados para esses dispositivos. Se a sua página ainda não é assim, está sofrendo no rankeamento de buscas móveis.

  • Melhor experiência do usuário

a experiência do usuário sofre muito se o site não for otimizado para dispositivos móveis.Imagens pesadas, que consomem o pacote de dados, e navegação ruim fazem com que o visitante não queira mais voltar ao seu site.

  • Aumento das taxas de conversão

Você sabia que mais de 84% da população faz compras online pelo smartphone? Isso mesmo: cerca de 8 em cada 10 pessoas costuma fazer compras de algum tipo em um dispositivo móvel.

Isso significa que, se você tiver seu site otimizado para esse público, verá um aumento na sua taxa de conversão.

  • Diminuição da taxa de rejeição

53% dos usuários mobile saem de um site se ele demorar mais de 3 segundos para carregar. Isso contribui para aumentar a taxa de rejeição dessa página.

Isso também acontece quando a pessoa entra e vê o site todo desorganizado ou quando não consegue navegar direito.

A compatibilidade com o celular um dos fatores considerados na hora de posicionar um site. Por isso, na Gálata desenvolvemos o Mobsite, sites one page e mobile friendly que te ajudam a alavancar seu negócio.