UI Design e a interação com os clientes

ui-ex

Interfaces digitais exigem padrões porque o comportamento humano é feito de padrões. Um bom projeto de UI Design não se limita apenas a parte visual e estética do projeto, ela garante que a interface seja fácil de usar e de acessar. Garantindo uma boa experiência de interação evitando ou minimizando dificuldades de utilização e frustrações ao utilizador.

O que é user interface design (UI)?

UI Design ou Design de Interface do Usuário é o termo que usamos para definir como seu aplicativo ou software interage com seus usuários.

É a parte “visível”, é a área que projeta um layout e elementos que auxiliem na interação entre o indivíduo e um dispositivo, software, ou aplicativo. Essa interação pode ser feita através de elementos que forneçam ações entre o dispositivo e o usuário, como por exemplo, botões, links, menus.

User interface design x user experience: qual a diferença?

Experiência de usuário e interface estão intimamente ligadas, sendo complementares e se beneficiando mutuamente.

User experience é um conceito mais amplo, que aborda a forma como o cliente interage com sua ferramenta em níveis que a interface não contempla, como a fluidez entre suas requisições e a obtenção de resultados.

Engloba não só a interface, mas a arquitetura do aplicativo em questão, como as informações estão dispostas e acessíveis, além do conteúdo. Enquanto user interface design considera o produto, a user experience se expande até o hardware.

As maiores potências tecnológicas do mundo estão onde estão porque há muito tempo já investem na experiência do usuário, e esses investimentos só tem sido maior a cada dia. Isso é porque o mercado de UX está “bombando” e a tendência é de um boom ainda maior nos próximos 30 anos, segundo estudo da NN/g.

Qual a importância de UI Design ?

A UI Design é a ponte necessária para que uma boa experiência aconteça. UI se destaca, nos melhores projetos, principalmente por antever as necessidades do usuário, preocupando-se em simplificar a forma como essas necessidades serão executadas.

Muitas vezes, empresas se preocupam apenas em criar um produto bonito, o que é um grande erro. Na hora de desenvolver interfaces, a experiência do usuário é o que mais importa, como ele navega entre as funções e se consegue encontrar com clareza aquilo que busca. Sua ferramenta deve se preocupar em ser funcional, antes de tudo.

Uma boa interface vai garantir que seu aplicativo seja de fácil usabilidade, contendo elementos que o usuário já identifica pela função, visando proporcionar uma experiência confortável toda vez que ele precisar do seu produto.

Porque investir em UI Design

Uma interface mal projetada pode induzir ao erro e prejudicar o desempenho das funções mais básicas, influindo negativamente em como sua ferramenta será usada. Problemas esse que deixam seu aplicativo em desvantagem com relação aos demais.

Construir uma boa interface passa por instruir o usuário a respeito das funções disponíveis de uma maneira intuitiva, sem que ele precise de um manual de instruções.

A hierarquia entre os elementos deve ser clara e tudo precisa estar em conformidade com a maneira como sua empresa se comunica também em outros meios. Cores, tipografias e logos devem ser utilizadas de forma que não prejudiquem o entendimento da operação do produto e resultem numa estética agradável.

Mobsite é a ferramenta para a criação de sites personalizados desenvolvida pela Gálata. Uma tecncologia de criação rápida de sites desenvolvida com conceitos de UX e UI Design para compor os conteúdos, garantindo uma experiência assertiva do usuário em cada site.